Receba dicas grátis!

Carro novo ou usado: a escolha interfere na contratação do consórcio?

20f

O consórcio é uma das formas mais seguras de comprar um carro. Ele permite que você adeque o valor das parcelas ao seu orçamento pessoal, escolhendo a quantidade de meses que deseja pagar. Do início até o final, as prestações permanecerão praticamente inalteradas e, ao longo do processo, você será contemplado com uma carta de crédito.

Se você está pensando em lançar mão dessa modalidade financeira, entenda em que momento você deve optar entre um carro novo ou usado.

A escolha do grupo de consórcio

Assim que você escolher a administradora de consórcios que melhor se adequa às suas necessidades, chega a hora de definir qual será o seu grupo. Nesse momento, independentemente de ser carro novo ou usado, você deve ter um valor em mente.  Isso porque cada grupo elege o valor final da carta de crédito, não o modelo do veículo. A partir daí, aquele que tiver o valor e quantidade de parcelas ideal poderá ser escolhido.

Carta de crédito para carro novo ou usado

A carta de crédito é o documento que certifica ao vendedor que o consorciado possui o valor do carro. Essa característica é definida desde a contratação do consórcio e, por isso, ela não pode ser usada para comprar motocicletas ou imóveis, por exemplo. Entretanto, especificações quanto ao modelo do automóvel, ano, quilometragem ficam ao seu critério. Essa é uma importante vantagem do consórcio, uma vez que não há como prever o sorteio e você pode mudar de ideia até que o dia chegue.

O melhor negócio para o seu bolso e garagem

A cada ano surgem novos modelos de carro no mercado. Ao mesmo tempo, as suas necessidades podem mudar durante o tempo de duração do seu consórcio de automóveis. Entre o carro novo ou usado, o consórcio permite que você faça o melhor negócio no momento da contemplação. Você poderá, inclusive, pleitear descontos no valor do veículo. O dinheiro economizado pode ser usado para quitar as parcelas do consórcio. Ou até mesmo o IPVA e o seguro do carro.

Leia o contrato atentamente

Apesar de a carta de crédito poder ser usada para a compra de um carro novo ou usado, é importante ler o contrato atentamente e entender todas as suas possibilidades. Isso porque existem administradoras que impõe uma data limite de fabricação do veículo. Portanto, se você está pensando em contratar um consórcio para adquirir um carro antigo, certifique-se de que as regras do grupo correspondam às suas expectativas.

A compra de um carro novo ou usado é a realização de um plano de vida, independentemente da quilometragem. Por isso, é importante que a escolha do consórcio seja feita baseada em todas as informações possíveis sobre as regras da administradora, e no equilíbrio entre as suas expectativas e as suas necessidades. Acima de tudo, você deverá conquistar esse sonho sem comprometer brutalmente o seu orçamento pessoal, ou ter que abrir mão das pequenas diversões e prazeres diários.

Se você está pensando em contratar um consórcio para comprar um carro novo ou usado, você não está sozinho. Comente aqui em baixo qual o modelo que deseja comprar!

 

Adicionar comentário