Receba dicas grátis!

4 pontos importantes para avaliar na hora de comprar uma picape

 picape

Em vez de escolher um veículo popular ou um sedã refinado, comprar uma picape pode fazer parte dos seus planos. Esses veículos conhecidos por seu visual esticado, com uma caçamba dianteira, são úteis para diversas situações.

Porém, não dá para achar que adquirir um automóvel desse tipo é igual aos demais. Como eles têm características especiais, há pontos que devem ser avaliados com bastante cuidado, garantindo uma boa compra.

Na sequência, conheça 4 fatores para observar e descubra a importância de cada um.

1. Reconheça as necessidades de transporte antes de comprar uma picape

Geralmente, uma picape é adquirida com a intenção principal de transportar cargas diversas. Ela pode ser usada como utilitária de um negócio ou mesmo para atender às atividades do cotidiano.

Porém, antes de adquirir a maior ou a compacta, é preciso avaliar quais são as exigências pontuais e as futuras. Tente prever quais serão suas tarefas de transporte em alguns anos, de modo que o veículo permaneça relevante.

Também avalie a questão do deslocamento de pessoas, de modo a decidir pela cabine simples ou pela dupla. Dessa forma, não haverá arrependimento com a aquisição.

2. Veja qual é a motorização mais eficiente e adequada

Ao comprar uma picape, outra questão trata da motorização. Saber o que está embaixo do capô e, principalmente, qual é a alimentação da injeção é indispensável.

Basicamente, os motores a diesel têm um preço um pouco maior, mas são mais adequados. Com esse combustível, a capacidade aumenta bastante e torna o veículo um elemento extremamente robusto para várias necessidades.

Já o motor flex é ideal para economizar, mas é importante saber que, provavelmente, ele não oferecerá os mesmos resultados.

3. Avalie a performance do modelo escolhido

Quanto a isso, também é interessante pensar na performance, de uma forma geral. Um motor com maior potência e motorização mais elevada tem um desempenho melhor. Porém, isso não significa que essa é a melhor escolha para você.

Especialmente se a ideia é economizar ao comprar uma picape, o ideal é buscar a motorização e a potência que sejam equilibradas e que atendam às suas necessidades.

Não tente driblar isso, comprando uma picape com capacidade menor se você sabe que ela será utilizada para um transporte pesado. Ao fazer isso, há grandes chances de terminar sofrendo com os custos de manutenção e depreciação do veículo.

4. Analise qual é a segurança da direção

É muito comum que as picapes sejam utilizadas no off road e em situações extremas. Portanto, os cuidados com a segurança precisam ser redobrados, evitando prejuízos e acidentes, em geral.

Procure veículos com tração, controle de estabilidade, sistema adequado de frenagem e assim por diante. Também é importante que contem com airbags, travas e mais.

Ao dar atenção a essas questões, há maiores garantias de que o uso do veículo acontecerá de um jeito protegido, sem deixar de atender às suas necessidades.

Antes de comprar uma picape, é fundamental fazer análises sobre o desempenho, a segurança e suas próprias exigências. Assim, dá para realizar uma aquisição muito efetiva.

Conte, nos comentários, se você acredita que há alguma outra questão a ser observada. Junte-se ao debate!

Adicionar comentário