Receba dicas grátis!

Como aumentar as suas chances de ser contemplado

 contemplação

A contemplação em um consórcio acontece mediante os sorteios. A cada assembleia, uma pessoa recebe o bem, até que tudo seja finalizado. Porém, há outro modo de liberar a carta de crédito: por meio dos lances.

Com as estratégias adequadas, ser contemplado torna-se bem mais simples. Ao empregar uma atuação correta, você poderá desfrutar o bem em menos tempo, o que aumenta as vantagens dessa modalidade.

Por isso, veja algumas formas de melhorar as chances de ser escolhido e descubra quais são os principais truques.

Estude o grupo para ser contemplado mais rapidamente

É muito comum entrar em um grupo e já querer dar lances, em busca da primeira oportunidade extra de ganho. O grande problema é que boa parte das pessoas faz exatamente isso e usa o dinheiro que seria dado em um financiamento, por exemplo.

Naturalmente, com a concorrência maior, as suas chances diminuem. Por isso, o ideal é buscar entender o grupo antes de fazer a sua oferta. Muitas vezes, vale mais a pena passar alguns meses longe dos lances e dar um certeiro do que se frustrar na expectativa continuamente.

Avalie quais foram os maiores valores nos últimos meses e se a concorrência vem caindo. A partir daí, trace uma estratégia para fazer a oferta vencedora.

Conheça as condições de lances

Já que as ofertas são a única maneira extra de ser contemplado, é indispensável procurar quais são as possibilidades disponíveis pela administradora. Cada empresa tem as suas próprias regras e conhecê-las faz a diferença.

Em geral, são três os lances: fixo, embutido e livre. O fixo é determinado pelo próprio empreendimento, que estabelece a porcentagem do valor da carta de crédito para que os participantes concorram em um sorteio extra.

Também há a possibilidade quanto ao livre, que pode ser dado em qualquer número. Para tornar tudo mais justo, é comum que a empresa determine um total máximo para ser usado.

Já o embutido consome uma porção da carta de crédito. Ao usá-lo, você perderá parte do valor, pois a diferença será utilizada para quitar o próprio consórcio.

Reforce os recursos para oferecer

A regra é simples: quanto maior for o seu lance, maiores são as chances de conseguir ser contemplado. Portanto, é interessante juntar o máximo possível, dentro das regras, para fazer uma oferta forte.

Você pode, por exemplo, investir aquele montante que daria de entrada e esperar que ele renda. Também dá para recorrer ao uso do FGTS ou até do 13º salário. Como são recebimentos extras, eles não comprometem o orçamento.

Apenas tenha cuidado em usar a modalidade embutida. Não adianta conquistar a contemplação com um total abaixo do que precisa, pois isso exigirá a complementação da sua parte.

Dê lances no momento certo

Além do valor, a hora certa de fazer a oferta é determinante para o sucesso. Um mesmo montante pode ser o vencedor em uma época e o mais baixo em outra. É por isso, inclusive, que é tão importante estudar o grupo.

Evite, por exemplo, o final do ano. Nessa fase, as pessoas têm reforços no orçamento e a competição é grande. Em vez disso, prefira momentos como o início ou o meio do ano, a depender do bem.

Em meses “parados”, as suas probabilidades aumentam, sem que seja necessário recorrer a um valor tão elevado.

Ao usar esses passos, você ampliará as chances de ser contemplado. Se fizer tudo certo, o uso do bem desejado acontecerá antes do previsto!

Tem alguma outra dúvida sobre esse processo? Conte nos comentários e participe!

Adicionar comentário