Receba dicas grátis!

Saiba como fazer uma simulação de consórcio e comece a se planejar

 simulação de consórcio

Optar por fazer um negócio é uma ótima decisão. Ao participar de um grupo como esse, dá para adquirir bens e serviços sem pagar as abusivas taxas de juros do financiamento. Mesmo assim, trata-se de um compromisso por alguns meses ou anos.

Para fazer a melhor escolha possível, o ideal é recorrer a uma simulação de consórcio. Ela indicará todos os valores e datas, de modo que você saiba, exatamente, o que esperar. Assim, fica fácil preparar o orçamento e conquistar um resultado melhor.

Para não desperdiçar essa chance, veja como simular as condições e planeje-se desde já!

Defina qual é o valor do bem a ser adquirido

O primeiro elemento determinante para a simulação do consórcio é o custo do bem ou serviço que será comprado. Um carro novo, por exemplo, terá um preço diferente de um usado. Da mesma forma, um modelo popular originará um resultado com condições muito distintas daquele feita para um veículo importado.

Assim, é importante considerar o que deseja adquirir e o quanto está disposto a pagar. Não se esqueça de pensar no quanto pode, de fato, comprometer do seu orçamento.

Estabeleça um tempo de duração do consórcio

Outro fator que determinará como será o resultado da simulação é o período de duração do grupo. A regra é simples: quanto maior for o tempo, mais diluídas e curtas são as parcelas. O inverso também vale.

Portanto, é indispensável considerar muito bem se pretende pagar em 12, em 84 ou em 300 meses, por exemplo. Essa questão depende de cada administradora e do bem a ser adquirido. Um veículo utilitário tem um prazo máximo menor que o de um caminhão e assim por diante.

O ideal é fazer os cálculos com um prazo um pouco menor do que realmente deseja. Caso o valor da parcela ainda caiba no seu orçamento, tudo será quitado com maior facilidade.

Procure uma administradora para fazer a simulação de consórcio

Depois de definir esses dois fatores indispensáveis, recorra a uma administradora. Ela oferecerá simulações de acordo com as condições que ela oferece, tanto de taxa de administração quanto de outros valores.

Felizmente, o processo é bem simples. Na maior parte das vezes, basta entrar no site da empresa e buscar a calculadora responsável pela simulação. Depois de preencher os seus dados, você receberá o resultado por e-mail, se assim quiser.

A partir daí, terá a proposta de um empreendimento e poderá aceitar, caso deseje ser incluído no grupo em questão.

Busque mais de uma opção

Porém, apenas saber que a parcela cabe no seu bolso não é o suficiente. É preciso realizar comparações e isso significa investir em mais de uma alternativa. Por isso, vá atrás de outras administradoras e faça simulações.

Assim, poderá conferir se vale a pena escolher uma empresa em detrimento da outra ou se a sua primeira escolha foi a melhor.

Além de tudo, considere mudar algumas das opções principais da sua simulação definida. Talvez descubra que com um pequeno acréscimo por mês, dá para diminuir o tempo, o que garante a conveniência.

Ao executar todas essas tarefas, a simulação de consórcio ajudará na tomada de decisão. Como consequência, ficará mais fácil proteger as suas finanças e aumentar o patrimônio de modo conveniente.

Nos comentários, sinta-se livre para dizer o que você acha dessa ferramenta e se tem alguma dúvida. Aproveite!

Adicionar comentário